Enchente e Alagamento tem Cobertura pelo Seguro de Automóvel?

Seguro de Automóvel

ALAGAMENTOS E ENCHENTES tem cobertura?

Essa semana tivemos um Sinistro de Enchente, para ter cobertura do seguro precisa ser a compreensiva, a companhia regula como uma perda parcial, o guincho leva para uma oficina referenciada e realiza uma vistoria o laudo sai após 2 dias úteis, se os prejuízos atingir 75% do valor do veículo é considerado PT (Perda Total), atingindo motor e painel é possível dar PT.

Normalmente no final do dia costuma dar o que chamamos pancadas de chuva, principalmente nos pontos onde ficam em partes baixam a água não tem para onde escoar, bueiros cheios de entulhos.

Alguns cuidados para evitar e não colocar sua vida risco.

E se você estiver dirigindo e se deparar com um alagamento? Você sabe como proceder nesses casos? A primeira dica é ter um seguro de carro e evitar ao máximo dirigir durante as fortes chuvas.

Mas caso seja surpreendido por uma mudança repentina do tempo, lembre-se dos conselhos abaixo:

Mantenha a calma. Lembre-se que você tem um seguro de carro e o nervosismo apenas diminuirá o seu foco durante a direção, podendo colocar em risco a sua segurança e a de quem estiver com você.

Nesse período de chuvas, evite pontos de alagamento já conhecidos e procure rotas alternativas caso tenha que dirigir.

Encontrou alguma via inundada? Não atravesse! Isso pode resultar em aquaplanagem ou até mesmo arrastar o veículo pela enxurrada.

Ao dirigir sob uma chuva forte, a perda da aderência das correias dos seus veículos pode ocorrer. Com isso, ocorre o aumento de esforço da direção hidráulica, variação na luminosidade das luzes do painel de instrumentos, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros e luzes de anomalia da injeção eletrônica. Nesses casos, mantenha o menor número possível de equipamentos ligados, inclusive o ar-condicionado, e tente parar o automóvel em algum lugar seguro.

Caso tenha que parar o carro, mantenha os pés na embreagem, coloque o veículo em ponto morto e pise nos freios com cautela. Isso manterá o automóvel acelerado, evitando que a água entre pelo motor.

Caso o motor desligue em meio à travessia, nunca tente dar a partida. Mantenha o carro desligado e reboque o veículo até a oficina mais próxima ou de sua preferência, pois há grande possibilidade de a pane ter sido causada pelo calço hidráulico (quando entra água na câmara de combustão de carros com motores a pistão).

Veículos rebaixados têm mais riscos de sofrer calço hidráulico já que eles ficam mais próximos ao solo. Por isso, é aconselhável manter a originalidade da montadora. E se o veículo já estiver nessas condições, redobre a atenção.

Após passar pelo trecho alagado, e já com o carro andando, é recomendado dar algumas pisadas leves no freio, para secar o sistema mais rápido e poder parar numa emergência.

atenção: caso você tenha passado por algum alagamento, leve o seu veículo à oficina mecânica o mais rápido possível. Os acúmulos de água e a falta de aderência podem ocasionar danos nos filtros e componentes mecânicos. E, claro, conte sempre com o seu seguro de carro. 

Share this

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *