Caução ou Título de Capitalização “Portocap”

Seguro Fiança

Quais as principais diferenças entre Caução e um título de capitalização e porque o produto da Porto Seguro oferece mais vantagens ao locador e locatário.

No título de capitalização não é feito uma analise financeiro como no seguro fiança nessa categoria o locatário pode ter restrição financeira.

O que diz a lei do inquilinato sobre o caução? É importante saber que a Lei nº 8245/91 garante que a caução em dinheiro, que não pode exceder o equivalente a três meses de aluguel, será depositada em caderneta de poupança.

o que diz a lei do inquilinato sobre o título de capitalização? Diferente da modalidade caução não existe limite para estabelecer o valor de garantia, a sugestão da SC Corretora é 6 meses de despesas.

Título de Capitalização para Aluguel 

Já tentou alugar um imóvel para um cliente que não gosta de perder dinheiro mais mora de aluguel ou vive de renda ou uma empresa que ao realizar um novo investimento está no planejamento a garantia com o imóvel locado e para ambos ter o dinheiro da garantia de volta no final da locação ou saber que saída pode utilizar o valor da garantia para pagar os débitos em abertos.

Como estabelecer a garantia de forma simples e rápido, apesar de não haver analise financeira por parte da seguradora o locador aprova o inquilino e estabelece o mínimo que aceita como garantia.

O Título de Capitalização para Aluguel da Porto Bank é um título de capitalização com pagamento único e utilizado como solução para locação.  

Após escolher o imóvel, o inquilino deve negociar o preço da garantia com o proprietário e a imobiliária e, com a ajuda de um corretor, adquirir um título de capitalização no mesmo valor, que servirá de caução à locação negociada. Este poderá ter vigência de 12, 15, 18, 24 ou 30 meses.  

Durante a vigência, o inquilino participa de sorteios mensais pela Loteria Federal e concorre a prêmios de até 5 vezes o valor do título de acordo com a regra vigente no momento da contratação. Além disso, conta com serviços emergenciais à residência alugada¹ e, em caso de permanência até o final da vigência sem utilizar a garantia. 

A Porto Bank fará contato com o inquilino e, após confirmar o recebimento da documentação necessária, realizará o pagamento da premiação, que tem retenção de 30% de IR (imposto de renda). Além disso, o inquilino participa dos demais sorteios, até o final da sua vigência. 

O inquilino (pessoa física) que alugar um imóvel com a garantia do título de capitalização Título de Capitalização para Aluguel pode solicitar os seguintes serviços emergenciais à residência: chaveiro, conserto para eletrodomésticos da linha branca, reparos hidráulicos e elétricos*. 

Se precisar de mais informações, consulte o regulamento

O resgate do título ocorre mediante a liberação da caução (acordo entre as partes locatário e locador).

Caso o resgate aconteça antes do final da vigência do título, segue a restituição de acordo com a tabela de resgate aplicada para o produto* ou pode ser alterado para um novo imóvel locado sem perda de valores.

Nossa sugestão é negociar 6 meses de despesas ou 6 meses do aluguel, acima de R$ 6 Mil a seguradora fornece assessoria jurídica para ação despejo sem custo em conjunto com a ação de cobrança até a saída do locatário.

*É cobrado uma taxa quando o locador indica o locatário e no final da locação ele desiste do processo.

Para emitir a garantia quais informações são necessárias?

  • Endereço do Imóvel Locado
  • Início de Contrato e Término
  • Informações do Locador: Nome Completo, Endereço Residencial, Data de Nascimento, Estado Civil, Profissão, Número do RG e Data de Expedição, CPF, E-mail e Telefone de Contato.
  • Informações do Locatário: Cópia do RG, CPF, Comprovante de Renda e Comprovante de Endereço, E-mail e Telefone de Contato.

Antes de procurar um corretor de seguros verifique com a imobiliária que está tratando da locação ou corretor de imóveis, se pode escolher um corretor de seguros externo ou de sua preferência porque algumas empresas não deixam o locatário escolher.

Agora se tiver realizando a locação direto com o proprietário vamos realizar a assessoria do processo para ambos.

Share this

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *